Benfica: Ivan Lima é a grande surpresa na comitiva encarnada antes do Clássico
Já em Vila Nova de Gaia, onde vai passar a noite que precede o Clássico com o {TEAM_LINK|9|FC Porto}, o {TEAM_LINK|4|Benfica} contou com uma surpresa proveniente da equipa B: {PLAYER_LINK|478418|Ivan Lima}, extremo que habitualmente está às ordens de {COACH_LINK|8068|Nelson Veríssimo}.
https://www.zerozero.pt/noticias/benfica-ivan-lima-e-a-grande-surpresa-na-comitiva-encarnada-antes-do-i-classico-i-/939674
Reviravolta para respirar de alívio
https://www.zerozero.pt/noticias/reviravolta-para-respirar-de-alivio/939658
Russell surpreendido com a pole: “Não sei o que fizemos para encontrar este desempenho”
George Russell admite que não esperava colocar o Mercedes na pole position numa pista como a de Singapura. O piloto britânico estabeleceu este sábado um novo recorde do Circuito de Marina Bay e alcançou a sua segunda pole do ano. “Se eu tivesse de apostar nos circuitos em que tínhamos hipóteses de estar na pole, […]O conteúdo Russell surpreendido com a pole: “Não sei o que fizemos para encontrar este desempenho” aparece primeiro em F1PT.
https://www.f1pt.pt/russell-surpreendido-com-a-pole-nao-sei-o-que-fizemos-para-encontrar-este-desempenho/
Há 241,7 mil milionários cripto. Mas Portugal está menos atrativo para os captar
A criação de grandes fortunas por via do investimento em criptomoedas está a esbater fronteiras e a criar oportunidades de migração de investimento em jurisdições. Portugal mantém-se no top 20 do índice global de adoção, mas desceu face ao ano passado.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/criptoativos/detalhe/20251003-194413-ha-241-7-mil-milionarios-cripto-mas-portugal-esta-menos-atrativo-para-os-captar
Patek Philippe 1518: um relógio para quebrar recordes
Este modelo é o equivalente, em relojoaria, ao mais raro dos diamantes ou a um Ferrari 250 GTO. Vai a leilão em novembro com uma estimativa final de 17 milhões de euros, mas a resposta definitiva só será dada quando o martelo bater três vezes. E...
https://www.must.jornaldenegocios.pt/estilo/relogios-e-joias/detalhe/patek-philippe-1518-um-relogio-para-quebrar-recordes
Montenegro promete baixar novamente o IRS
“Estamos a diminuir o IRS, já o fizemos três vezes. E vamos fazê-lo também no próximo Orçamento do Estado", assegurou o primeiro-ministro.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/irs/detalhe/montenegro-promete-baixar-novamente-o-irs
Explicador: O programa E-Lar
Arrancou a 30 de setembro o programa para apoiar a compra de eletrodomésticos mais eficientes. Para receber o “voucher” é preciso reunir a documentação obrigatória, ir ao portal do Fundo Ambiental e ativar o apoio numa loja aderente. O Explicador da semana dá uma ajuda.
https://www.jornaldenegocios.pt/multimedia/explicadores/detalhe/explicador-o-programa-e-lar
Aion V. Novo SUV elétrico chinês
Apresentado muito recentemente em Cascais, o primeiro impacto visual do novo Aion V revela uma abordagem estética que não passa despercebida.
https://www.jornaldenegocios.pt/weekend/automoveis/detalhe/aion-v-novo-suv-eletrico-chines
O reconhecimento do estado de submissão
Se Alexandra Leitão parecia repetir a cada franzir de sobrancelhas "Eu não vos mereço isto!" Carlos Moedas era o vivo retrato de uma direita que sobrevive a dizer coisas de esquerda.
https://observador.pt/opiniao/o-reconhecimento-do-estado-de-submissao/
Sobre Gaza
O ataque do Hamas exclusivamente a alvos civis e a tomada de reféns foi um crime de guerra muito bem pensado: o Hamas sabia que a resposta de Israel ia ser brutal, como foi, e isso foi propositado.
https://observador.pt/opiniao/sobre-gaza/
Os rapazes estão à rasca
Ainda bem que os miúdos estão à rasca e vêm às igrejas. O que vai mantê-los dentro delas não é a vitória da cultura que defendem, mas a adoração daquele que triunfou morrendo.
https://observador.pt/opiniao/os-rapazes-estao-a-rasca/
Uma máquina a pensar
A possibilidade de pensar como uma máquina é essencial para as nossas interacções com pessoas do nosso género, isto é, com a maior parte das pessoas.
https://observador.pt/opiniao/uma-maquina-a-pensar/
O regresso da política a sério
Depois de perder a 2.ª volta das presidenciais, Ventura já pode ganhar as legislativas. Termina assim a instabilidade política que mais não é que a transição do eleitorado do PS e do PSD para o Chega.
https://observador.pt/opiniao/o-regresso-da-politica-a-serio/
Temos de falar
Esta sexta feira poderá ficar na história. O Hamas parece ter aceitado libertar os reféns. Que assim seja. Am Yisrael Chai — o povo de Israel vive e viverá. Há que falar, Israel não deve lutar sozinho
https://observador.pt/opiniao/temos-de-falar/
Uma grande, corajosa e bela viagem
O que pode o ser humano fazer contra um lugar como o passado? Um lugar que ou deixa saudades ou arrependimentos?
https://observador.pt/opiniao/uma-grande-corajosa-e-bela-viagem/
A República contra Portugal
Que se dirá de uma revolução que extirpou o país dos seus fundamentos seculares e que procurou, por vezes violentamente, refundar o povo que se propunha governar?
https://observador.pt/opiniao/a-republica-contra-portugal/
Outubro à Direita: transformações locais e impacto nacional
O outubro de 2025 em Portugal não se anuncia revolucionário como o outubro russo de 1917. Contudo, as eleições autárquicas trarão uma nova transformação política no plano local com impacto nacional.
https://observador.pt/opiniao/outubro-a-direita-transformacoes-locais-com-impacto-nacional/
Nós e a inteligência artificial
A IA pode ser um instrumento muito útil e até formativo, mas é insustentável de um ponto de vista filosófico.
https://observador.pt/opiniao/nos-e-a-inteligencia-artificial/
A viagem da flotilha e os passeios nas galeotas
Tombou em águas profundas a ideia de que, mais do que um determinado posicionamento político, eram imperiosas razões de ordem humanitária que tudo comandavam.
https://observador.pt/opiniao/a-viagem-da-flotilha-e-os-passeios-nas-galeotas/
Livre até deixar de o ser
O Livre mostra sempre o mesmo impulso: disfarçar de defesa da liberdade aquilo que é, na prática, restrição, controlo e imposição.
https://observador.pt/opiniao/livre-ate-deixar-de-o-ser/