Manuel Caldeira Cabral: "2025 poderá ser um dos anos mais fracos das exportações da última década"
O antigo ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral fala de um cenário "preocupante, mas não demasiado preocupante" causado pela guerra tarifária com os EUA. Recuo das exportações portuguesas "vai afetar o crescimento do PIB".
https://www.jornaldenegocios.pt/multimedia/negocios-tv/detalhe/manuel-caldeira-cabral-2025-podera-ser-um-dos-anos-mais-fracos-das-exportacoes-da-ultima-decada
"2025 poderá ser um dos anos mais fracos das exportações da última década", alerta Caldeira Cabral
O antigo ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral fala de um cenário "preocupante, mas não demasiado preocupante" causado pela guerra tarifária com os EUA. Recuo das exportações portuguesas "vai afetar o crescimento do PIB".
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/2025-podera-ser-um-dos-anos-mais-fracos-das-exportacoes-da-ultima-decada-alerta-manuel-caldeira-cabral
Zelensky: "A questão dos territórios é um assunto entre mim e Putin"
O Presidente da Ucrânia admitiu que o tema da cedência de territórios é uma questão sensível, pois "cada quilómetro quadrado [da Ucrânia] está coberto com sangue" dos soldados ucranianos.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/invasao-da-ucrania/detalhe/zelensky-a-questao-dos-territorios-e-um-assunto-entre-mim-e-putin
Pires de Lima é o 28.º Mais Poderoso de 2025
O regresso ao mapa da internacionalização já se concretizou na Via Verde e na Controlauto, mas na área das concessões Pires de Lima assume agora maior cautela. Em Portugal as receitas da Brisa têm batido recordes e o CEO quer continuar em jogo no modelo de autoestradas do futuro.
https://www.jornaldenegocios.pt/negocios-iniciativas/poderosos/poderosos-2025/detalhe/pires-de-lima-e-o-28-mais-poderoso-de-2025
Preços na produção industrial caem 3,7% em julho
Em junho, o IPPI tinha já registado uma quebra homóloga de 3,0%.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/precos-na-producao-industrial-caem-3-7-em-julho
Proposta sobre substituição urgente do SIRESP tem novo prazo
"As vicissitudes associadas à transição governativa condicionaram significativamente a formação da equipa", justificam os ministros das Infraestruturas e Habitação e da Administração Interna.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/proposta-sobre-substituicao-urgente-do-siresp-tem-novo-prazo
Portugal mantém excedente externo no primeiro semestre, mas cai face a 2024
O valor do excedente é inferior ao registado em igual período do ano passado, sobretudo pelo maior valor das importações feitas.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/portugal-com-excedente-de-2-3-mil-milhoes-nos-primeiros-seis-meses-do-ano
Veja o programa Negócios desta terça-feira, 19 de agosto no canal NOW
Veja o programa Negócios no canal NOW
https://www.jornaldenegocios.pt/multimedia/negocios-tv/detalhe/veja-o-programa-negocios-desta-terca-feira-19-de-agosto-no-canal-now
Passaportes estrangeiros passam a pesar mais do que nacionais
O convénio assinado com a Colômbia para a produção de passaportes durante 10 anos terá um impacto de quase 14% nas receitas da instituição no próximo ano. Deverá passar a pesar cerca de um sexto no total dos proveitos nos anos seguintes.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/passaportes-estrangeiros-passam-a-pesar-mais-do-que-nacionais
EUA e Europa já estão a trabalhar nas "garantias de segurança" para a Ucrânia
Washington e capitais europeias avançam para um pacote robusto de garantias militares à Ucrânia, num esforço para preparar o terreno para um possível encontro entre Zelensky e Putin.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/europa/detalhe/eua-e-europa-ja-estao-a-trabalhar-nas-garantias-de-seguranca-para-a-ucrania
Radar África: Subversão russa em Angola dá razão parcial a Lourenço
Dois russos foram detidos acusados de desenvolverem em Angola campanhas de desinformação e propaganda nas redes sociais. A interferência externa na greve dos taxistas que desestabilizou Luanda acaba por ajudar João Lourenço.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/africa/angola/detalhe/radar-africa-subversao-russa-em-angola-da-razao-parcial-a-lourenco
Incêndios, incêndios e mais incêndios
Todos os anos pelo verão passamos por isto. Incêndios constantemente nas notícias, com particular incidência na zona centro do país. Todos os anos quem combate os incêndios se queixa da falta de meios para o combate. As populações queixam-se da falta de apoio das forças de combate.
https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/mao-visivel/pedro-brinca/detalhe/incendios-incendios-e-mais-incendios
Catorze anos depois, Lisboa ameaça voltar aos 8 mil pontos
A bolsa portuguesa fechou a ganhar mais de 1% e voltou a registar máximos desde abril de 2011. Sonae e Nos foram as cotadas que mais subiram esta terça-feira.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/catorze-anos-depois-lisboa-ameaca-voltar-aos-8-mil-pontos
A mítica igreja de Kiruna está a ser movida para abrir espaço para a maior mina da Europa
Numa viagem em “câmara lenta”, um comboio de reboques está a transportar a Igreja de Kiruna para um novo lugar, para dar lugar à expansão da maior mina subterrânea da Europa. A Kiruna Kyrka, uma igreja luterana sueca inaugurada em 1912, está a ser lentamente transportada para a sua nova casa, a um ritmo de meio quilómetro por hora, numa viagem que começou esta terça-feira e vai durar dois dias.
https://zap.aeiou.pt/a-mitica-igreja-sueca-de-kiruna-esta-a-ser-movida-para-dar-espaco-a-maior-mina-da-europa-695530
Fuma cigarros eletrónicos? Pode estar a ingerir uma grande quantidade de fungos
Várias espécies de fungos – alguns dos quais associados a complicações pulmonares – foram encontradas em boquilhas de cigarros eletrónicos usados por fumadores diários. O uso de cigarros eletrónicos é geralmente recomendado como uma forma de transição para deixar de fumar.
https://zap.aeiou.pt/fuma-cigarros-eletronicos-pode-estar-a-ingerir-uma-grande-quantidade-de-fungos-694675
Porque o seu gato faz cocó fora da caixa de areia
Quando o seu gato deixa de usar a caixa de areia e começa a fazer cocó noutros locais, pode ser frustrante e desconcertante; afinal de contas, é suposto os gatos serem limpinhos. A causa pode variar desde problemas de saúde a simples preferências relativamente à caixa de areia.
https://zap.aeiou.pt/porque-o-seu-gato-faz-coco-fora-da-caixa-de-areia-695417
Google contra a nudez. Vai começar a impedir mensagens impróprias
Os telemóveis Android vão passar a impedir o envio ou a receção de imagens com nudez, avisando os utilizadores antes de as abrir e desfocando a fotografia de forma automática. A Google anunciou uma nova funcionalidade para a aplicação de mensagens do sistema operativo Android, que inclui alertas de conteúdo sensível e impede enviar ou receber imagens com nudez.
https://zap.aeiou.pt/google-contra-a-nudez-vai-comecar-a-emitir-alertas-em-mensagens-improprias-695466
Morto a tiro junto ao mercado de Sines após discussão no trânsito
Um homem morreu em Sines, esta terça-feira, após ter sido atingido por dois tiros de caçadeira, em plena via pública, junto ao Mercado Municipal. Um homem foi morto com tiros na cabeça no mercado de Sines, distrito de Setúbal, na manhã desta terça-feira.
https://zap.aeiou.pt/morto-a-tiro-no-mercado-de-sines-apos-discussao-no-transito-695474
Incendiários em liberdade obrigados a usar pulseira eletrónica durante metade do ano: proposta do PAN
Proposta prevista para todos os anos, entre maio e outubro. Inês de Sousa Real quer também uma avaliação independente aos incêndios deste ano e 15 anos sem plantar eucaliptos no país. O PAN entregou esta segunda-feira um projeto de lei na Assembleia da República para que todos os condenados pelo crime de incêndio florestal que estejam em liberdade sejam obrigados a utilizar pulseira eletrónica entre maio e outubro.
https://zap.aeiou.pt/incendiarios-em-liberdade-obrigados-a-usar-pulseira-eletronica-durante-metade-do-ano-proposta-do-pan-695464
Não fomos os primeiros a usar ferramentas: foram os nossos “irmãos”, Paranthropus, sugere estudo
Há 3 milhões de anos, antes de o género Homo aparecer, descendentes do Australopithecus transportaram pedras a 13 km de distância para fabricar ferramentas. Os primeiros a fabricar e utilizar ferramentas de pedra terão planeado previamente a construção, muito mais cedo do que se pensava até agora, ao recolher matérias primas em locais a quilómetros de distância.
https://zap.aeiou.pt/os-primeiros-humanos-a-usar-ferramentas-importaram-os-materiais-de-outros-lugares-695349